Os Portos Marítimos assumem hoje um papel fundamental na economia, na medida em que integram dinamicamente as cadeias logísticas e de transporte no hinterland. Numa economia globalizada, a competição entre portos, aeroportos, plataformas logísticas, terminais petroquímicos, etc., depende da capacidade de obter vantagens sobre os demais. Estas vantagens são obtidas na habilidade em articular todos os intervenientes na segurança e operação do hinterland, processar o tráfego rapidamente, de forma confiável e pela capacidade de integração de todas as actividades: Administrativas, alfandegárias, controlo, segurança, de forma a construir canais rápidos e eficientes que permitam que os bens transitados cheguem ao seu destino final no menor tempo e custo possíveis. Plataformas tecnológicas integradas, como EGAPI ID-System são fundamentais, oferecendo maior segurança, eficiência operacional, melhor serviço e redução de custos nas operações que os Portos desempenham. A logística, no conceito new economy é baseada na óptica de serviços, com mercadorias entregues just-in-time e door-to-door. A articulação entre logística e regras de segurança internacionais (IMO ISPS CODE), é fundamental para a eficiência e rentabilidade da operação portuária.
A IMO (International Maritime Organization) sustenta o International Ship and Port Facility Security Code (ISPS Code), o que constitui um conjunto de medidas para suporte à segurança de navios e instalações portuárias.
O seu desenvolvimento e implementação foi acelerado, face aos ataques de Setembro 11, 2001, NY e o ataque ao navio francês Limburg, para acautelar ameaças a navios e instalações portuárias.
A Guarda Costeira dos USA, junto da IMO, liderou a criação e implementação das medidas de segurança.
Este código de conduta foi acordado com mais 108 signatários na convenção SOLAS, em Londres, em 2002.
As medidas acordadas para o ISPS Code, foram tornadas obrigatórias em 2004.
O Código ISPS estabelece determinadas regras que tornam os navios e instalações portuárias mais seguras:
Em 2003 a EGAPI desenvolve e implementa a primeira versão de controlo de acessos às áreas portuárias mais sensíveis. Esta implementação, toma em linha de conta os requisitos do ISPS, aplicando-os no Terminal Petroquímico do Porto de Sines.
Internacionalmente auditados com sucesso, os clientes da plataforma EGAPI – ID-System, figuram na lista de portos sustentados por esta norma mundial. Posteriores versões da plataforma, passam a integrar outras componentes tecnológicas e agilizar processos operacionais.
Um navio antes de chegar a um porto deve informar os últimos 10 portos que visitou, e caso algum destes não seja certificado de acordo com o Código, poderão ser adoptas medidas adicionais de protecção – níveis de prontidão ISPS.
As soluções EGAPI adequam e suportam os procedimentos de controlo e acessibilidade ás instalações, em articulação com os níveis de prontidão definidos pelo ISPS Code.
Sendo o comércio marítimo intern
acional um sector altamente competitivo, os navios que o realizam passariam a evitar portos que não são certificados de acordo com o Código ISPS.
A plataforma EGAPI ID-System, reflecte e operacionaliza as normas de segurança do ISPS Code. A sua aplicabilidade, pode portanto ser encarada em infra-estruturas como aeroportos, terminais ferroviários, parques logísticos e outras instalações conexas a áreas internacionais.
Nas instalações, existem procedimentos e cartões de acesso por questões de segurança. Zonas de acesso controlado face aos riscos existentes – armazenagem e movimentação de mercadorias perigosas, etc..
As autoridades de policia, alfandega e fronteira, também possuem títulos de identificação e acesso às áreas portuárias, internacional e navios.
A plataforma ID-System, sustenta a interoperabilidade de todas as componentes, procedimentos e entidades, agilizando a mesma.
O Porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária do Norte de Portugal e uma das mais importantes do País.
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